plus minus gleich

Sentinelas em Missão

Missão na Europa

Jesus no Litoral 2010

Confira a transcrição de um trecho da segunda pregação do dia

E-mail Imprimir PDF

O coordenador nacional do Ministério de Pregação, Lázaro Praxedes, ministrou a Palavra aos jovens na manhã de sábado do Encontro Nacional de Jovens, que ocorre na cidade de Serra/ES. O tema abordado instigava os participantes à uma conversão profunda com o tema: “Juventude, esta é a hora da conversão!”.

Confira abaixo a transcrição de um trecho desta pregação que tocou os corações dos jovens. Em breve, informações sobre como adquirir o vídeo desse momento.

---

Interessante uma pregação cujo horário coincide com o horário do almoço. Mas disseram pra mim não me preocupar porque as Sentinelas da manhã tem fome e sede pela Palavra de Deus! Levante os seus braços comigo agora de onde você estiver. E eu quero pedir para que você nesse momento pare de andar. Vamos nos voltar nesse momento para a Palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo. A bíblia vai nos dizer que o Espírito dá uma unção para cada momento, e que a unção nos ensina todas as coisas. Peçamos a Deus agora a unção para ouvirmos a Sagrada Escritura. Levante seus braços e ore comigo!

[...]

E é uma grande alegria estar aqui com vocês nesta manhã. E eu tenho certeza, dentro do meu coração, que o simples fato de nos unirmos aqui, diante da presença de Deus, já é motivo de graça e alegria para cada um de nós. No entanto, irmão, eu quero te convidar a abrir o teu coração nesta manhã, porque Deus deseja falar profundamente com você através da Sua Palavra. O tema que eu vou abordar com vocês esta manhã, ele é muito significativo na sua vida, e também na minha vida. O tema que eu quero partilhar com vocês nesta manhã será: “Juventude, esta é a hora da conversão”. Eu quero convidar você, meu irmão, a abrir comigo a sua Bíblia, abrindo no livro dos Atos dos Apóstolos, no capítulo 20. Nós vamos ler a partir do versículo sete. Acompanha comigo aquilo que vai nos ensinar a Sagrada Escritura.

“No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para partir o pão, Paulo, que havia de viajar no dia seguinte, conversava com os discípulos e prolongou a palestra até a meia-noite. Havia muitas lâmpadas no quarto, onde nos achávamos reunidos. Acontece que um moço, chamado Êutico, foi tomado de profundo sono, enquanto Paulo ia prolongando seu discurso. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo, e foi levado morto. Paulo desceu, debruçou-se sobre ele, tomou-o nos braços e disse: ‘Não vos perturbeis, porque a sua alma está nele’.Então subiu, partiu o pão, comeu e falou-lhes largamente até o romper do dia. Depois partiu. Quanto ao moço, levaram-no dali vivo, cheios de consolação.”

Palavras da salvação! Vamos aplaudir esse Deus na Palavra de Deus, meus irmãos. À primeira vista, esses versículos que eu acabo de partilhar com vocês, eu sei que muitas vezes você já leu. No entanto, a maioria de nós, quando faz a leitura desse texto, passa despercebido por alguns aspectos profundos da Sagrada Escritura. E, enquanto eu rezava para preparar esta pregação, quando o Espírito mostrou-me este texto, Ele trouxe algo profundo ao meu coração que eu quero partilhar com vocês nessa manhã. Primeiro que a Palavra vem dizer que eles estavam vindo da cidade de Trôade. Paulo estava então saindo de uma determinada região para chegar à cidade de Trôade. E quando chega lá, diz ai a Sagrada Escritura, que ele iria continuar a sua jornada missionária, continuar a sua missão, e Paulo então está reunido no terceiro andar de uma construção, e ali era domingo, o primeiro dia da semana. E eles então se reuniram para partir o pão, para celebrar a Eucaristia. Como Paulo estava se despedindo da comunidade local, naquela noite ele prolongou o seu discurso até a meia-noite. Por acaso estava naquele lugar um jovem de nome Êutico. O Êutico então foi vencido pelo sono. Ele estava sentado em uma janela. Adormecido e vencido, Êutico cai do terceiro andar e morre. Quando nós olhamos a origem desse nome, Êutico significa feliz. A tradução, o significado do nome é esse: feliz ou afortunado. Vejam meu irmão, eles estavam reunidos em um andar superior de uma construção. O andar superior nos lembra Atos dos Apóstolos, capitulo 2, onde também os discípulos estavam reunidos num andar superior. E a Sagrada Escritura faz questão de dizer que ali era um lugar iluminado. Veja meus irmãos o que está escrito: que naquele lugar havia muitas lâmpadas. Isso quer dizer que não havia motivos para que o Êutico tivesse sono. No entanto, observe que o Êutico estava sentado em uma janela. As janelas das construções, nesse período, eram grandes janelas, e Êutico estava ali sentado no parapeito da janela. O interessante de observarmos e refletimos hoje sobre a questão da janela, é que quem está sentado na janela nem presta atenção no discurso que estava sendo feito, mas é seduzido por aquilo que está acontecendo na rua. Esta era a situação desse jovem. Um jovem que estava ali num discurso de um dos maiores pregadores da Igreja primitiva. No entanto ele não se deixava encantar pela Palavra de Deus. Êutico sentado na janela era seduzido por aquilo que passava nas ruas de Trôade.

A história de Êutico é também muitas vezes a nossa história. Quantos são os jovens, mesmo muitos de nós que estamos aqui reunidos nesse grande evento, estamos aqui enquanto a Palavra de Deus está sendo pregada. E alguns estão ainda seduzidos por outros barulhos. Alguns estão seduzidos pelo mundo. Êutico se deixou seduzir, se deixou seduzir por tudo aquilo que passava nas ruas de Trôade. E esse jovem foi vencido. Quando nós olhamos isso irmãos, percebemos que também os discípulos algumas vezes foram vencidos pelo sono. A Palavra de Deus vai dizer para nós em Lucas 9, 32, os discípulos estavam reunidos e Jesus sobe o monte onde se transfigura. No versículo 32, Lucas vai dizer que eles também se deixaram vencer pelo sono. E vencidos pelo sono, quase perderam o grande evento da transfiguração. A Palavra de Deus vai dizer para nós também em Marcos, no capítulo 14, versículo 37, quando Jesus sobe ao Getsêmani, ali Ele pede aos discípulos para que orassem e vigiassem. No entanto, eles também foram vencidos pelo sono. Vencido pelo sono, Êutico cai do terceiro andar, e diz ai a Sagrada Escritura que ele morreu. Imagina alguém cair do terceiro andar. Certamente havia fraturas pelo corpo.

Até que Paulo, então, interrompe a celebração, desce para ver o moço. Observe como diz a Palavra de Deus: Ele se debruça sobre aquele jovem. Assim como Paulo se debruçou sobre aquele jovem, também o Senhor Jesus, nessa hora, está disposto a se debruçar sobre a juventude do Brasil, para que entre nós, para que no meio da juventude carismática não haja mortos, mas haja jovens vivos, haja jovens dispostos. É o Senhor que se debruça sobre nós nessa manhã. E Paulo então vai dizer: Acalmem-se, a sua alma ainda está nele. Paulo sobe, continua a celebração, porque na Eucaristia há a celebração da vida. A vida não pode ser vencida pela morte. Paulo então entrega aquele jovem completamente restabelecido para sua família. Diga para esse irmão que está do seu lado: Deus deseja ressuscitar você nessa hora. Diga isso a ele. Levante seus braços e diga: Eu quero ser ressuscitado nesse dia. Eu quero vida nova.

Irmãos, para aqueles que se encontram no caminho de Deus e estão sentados na janela da vida, estão ainda se deixando seduzir por aquilo que passa na rua, para aqueles que já deram o primeiro passo, começaram a participar de um Grupo de Oração, mesmo você que veio pela primeira vez nesse evento, para você, como disse o Fernando, entrou na onda e veio junto: Esse é o tempo da graça! Deus, nessa manhã, chama a mim e a você a não olharmos mais para a janela da vida, mas olharmos para aquele que pode dar a vida para nós. Irmãos, os nossos olhos aqui e agora devem estar voltados para Jesus Cristo. Quando cheguei, olhei essa multidão de jovens que vieram para cá de todo o Brasil. Quanta a luta você venceu para chegar até aqui. A minha viagem durou mais de 24 horas para estar aqui com vocês. No entanto, eu sentia no meu coração uma vontade profunda de louvar a Deus pela sua vida, por você que venceu. Eu quero nessa pregação aplaudir você, porque você já é um vencedor. Irmão, você já deu o primeiro passo. O primeiro passo é chegar até aqui. Agora é preciso um passo mais. Você está disposto a dá-lo. Quem está disposto a dar esse passo diga eu. O segundo passo é abandonarmos aquilo que tem nos seduzido. É preciso que eu e você nos voltemos inteiramente para o Senhor. E ai a Palavra de Deus vai nos dizer em Eclesiástico, no capítulo 5, versículo 8: Não demores em te converter ao Senhor, não adies o dia-a-dia. Diga pro irmão que está do seu lado ai: Irmão, não se demore em se converter ao Senhor. Agora levante os seus braços e diga para você mesmo: Eu não vou me demorar em me converter ao Senhor. Mais alto, diga mais alto: Eu não vou me demorar em me converter ao Senhor. Eu te escutei. Eu não vou me demorar em me converter ao Senhor. Viu a alegria de ser retirados das garras da morte, e ser entregue para a sua vida inteiramente vivo.

Para você jovem que está aqui, o caminho da vida se chama conversão. Para mim e para você que estamos aqui, o caminho para essa vida nova é uma mudança de mentalidade e uma mudança concreta de atitude. Não podemos mais nos deixar vencer pelas janelas da vida, mas é preciso nos voltar inteiramente para o Senhor Jesus. E eu observo naquele texto que havia dois jovens: aquele que estava sentado na janela, e um outro jovem. Paulo, quando foi chamado por Deus, quando viveu seu encontro pessoal com Cristo, indo no caminho de Damasco, ele possuía mais ou menos 28 anos. Portanto Paulo era considerado um adulto jovem, como considera o IBGE. A diferença entre os dois jovens: Êutico ainda estava sendo seduzido pelo mundo, e a diferença de Paulo que pregava a Palavra de Deus até a noite era uma só: Paulo havia vivido uma experiência pessoal com Cristo, e aquele que vive uma experiência com Cristo, não se deixa mais seduzir, porque encontrou o tesouro prometido.

[...]

Equipe de Comunicação Social
Encontro Nacional de Jovens 2009

Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario
smaller | bigger

security code
Escreva os caracteres mostrados

busy